01 - Iniciando o caminho sacerdotal

Muitos perguntam como se dá o processo de iniciação de um sacerdote. Afirmo que há inúmeras tradições que percorrem os séculos, desde a antiguidade até os dias atuais. Na busca espiritual Hermes Dionísio sonhou com um evento, este ocorria numa espécie de arena um grande teatro, muitas pessoas conhecidas e muitos amigos estavam a sua volta.

Todos ali reunidos ouviam uma grande aula magna sobre o percurso da magia e da tomada de consciência. A preleção era dirigida por um sacerdote primaz de uma ordem bastante antiga. Hermes o conhecia há muitos anos, inclusive este sacerdote havia sido seu mestre quando noviço nas artes mágicas e nos estudos da espiritualidade. 

O velho sacerdote conduzia o grupo e palestrava sobre a tomada de consciência e o conhecimento alquímico. Falava de sua tradição mágica e do caminho percorrido. Num dado momento, o sacerdote pegou uma maçã vermelha, linda, perfumada. O perfume da maçã tomou conta do espaço. 

A maçã trazia vários símbolos. Um deles era do pomo do paraíso, a fruta proibida ofertada a Eva no princípio do mundo. Eva passeava pelo paraíso quando é tentada pela serpente a comer do fruto proibido, da árvore do conhecimento. Eva come e descobre-se... A maçã é portanto o símbolo da tomada de consciência, do início do caminho. 

Ao comer a maçã Adão e Eva não só descobrem que estão nus, como tomam consciência de si e do mundo. Ao tomar consciência, partem em um novo rumo. Assim, o símbolo do pecado é simbolo de consciência, de sabedoria, de conhecimento.

Além dos símbolos de Adão e Eva, o velho sacerdote apresenta a maça na tradição e recorda algumas lendas, como a da Branca de Neve, que em uma maçã o veneno foi oferecido. Assim, a mesma maçã do conhecimento carrega em si um veneno...O conhecimento.

O sacerdócio é para o sacerdote como a maçã, leva o conhecimento e seu veneno, saber como usá-lo é a grande chave do processo a ser vivenciado. 

Após discorrer sobre o tema, o velho sacerdote toma a maçã na mão esquerda e anda no meio dos que ali estão, caminha entre todos, leva no rosto um olhar sério. A maçã exala seu perfume, todos estão atentos. 

Num determinado momento, o ancião para diante de Hermes e diz algumas palavras, neste momento Hermes levanta-se... O ancião coloca-lhe a maça sobre a cabeça e pede que Hermes fique tranquilo e em silêncio. A iniciação começava;;;

A sabedoria e o veneno estavam colocados em sua fronte... O sacerdote se distancia e pergunto se Hermes tem medo da  flecha da verdade. Ao que Hermes diz não ter medo. O velho, então, toma distância, pega um arco e uma flecha e dispara contra a maçã, perfurando-a.  Hermes estremesse... 
O perfume da maçã toma o espaço. Ao que o Sacerdote diz, come-a...

Hermes a come e seus olhos se abrem... Está iniciado... Alguns símbolos novos apareceram, a flecha da verdade perfurou a maçã e deu a ela novo sentido, agora todos os símbolos se unem na missão dada ao sacerdote... levar o conhecimento à luz da verdade. O sacerdote tem suas mãos, o conhecimento, o veneno e a verdade, cabe a ele usar de acordo com as necessidades.

O sacerdote comeu a maçã, a mais saborosa de todas, a melhor e mais suculenta, nunca havia provado nada assim.



Mais alguns símbolos são apresentados entre eles a flecha, como a do cúpido que ligou o homem a seu amor sacerdotal, a maçã flechada agora comida se tornam no sacerdote sangue, passam a fazer parte do ser que ele é. Tudo integra-o numa única realidade, 

Como no conto de Guilherme Tell, a flecha acerta somente a maçã, que ao ser ingerida pelo sacerdote passa a compor o ser do sacerdote cumulando-o de tudo que o símbolo traz. 

Assim deu os primeiros passos, num ritual diferente, onírico, cumulado de símbolos...

Nenhum comentário: